Início do Pré-Carnaval do Maranhão 2023 atrai multidão; veja a programação para o próximo final de semana

25/01/2023

Milhares de pessoas caíram na folia no primeiro final de semana do Pré-Carnaval do Maranhão 2023. A festa organizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) contou com quatro circuitos de folia e atraiu centenas de brincantes, entre maranhenses e turistas.  

 

A programação da folia foi oficialmente aberta na sexta-feira (20), com o cortejo de Blocos Tradicionais pelas ruas históricas do Centro de São Luís. No sábado (21), uma verdadeira multidão invadiu a Avenida Beira-Mar e os circuitos montados nos bairros do Cohatrac e Anjo da Guarda. Já no domingo (22), foi a vez dos trios elétricos comandarem a alegria no circuito Litorânea.  

 

A estimativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) é que cerca de 20 mil pessoas estiveram no primeiro dia de folia na Litorânea e 10 mil na Beira-Mar.  

 

“Lindo demais viver esse momento e sentir a alegria da nossa gente e a energia da nossa cultura no primeiro final de semana de Pré-Carnaval. E o que é melhor: com segurança reforçada e oportunidade de geração de renda por onde a folia passa”, destacou o secretário de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda.  

 

Após o desfile de blocos tradicionais pela Praça Deodoro, Rua Grande e Centro Histórico, dezenas de atrações subiram nos palcos da Beira-Mar, Litorânea e do Carnaval Itinerante nos bairros.  

 

Carnaval seguro

 

Para os foliões, a diversidade das atrações e o clima de segurança - com amplo esquema de segurança montado em todos os circuitos da folia - foram os destaques do primeiro final de pré-carnaval.  

 

“O policiamento e a organização do evento estão perfeitas”, avalia a estudante universitária Fabíola Silva, que prestigiou a abertura da temporada carnavalesca.  

 

Sem garrafas de vidro

 

Nos próximos dias a Secma lançará uma campanha para evitar o uso de garrafas de vidro durante os dias de folia. Mais agressivas ao meio ambiente, garrafas de vidro também podem representar risco à segurança dos brincantes.        

 

“Queremos alegria nas ruas, a economia ativa e ampla segurança. Queremos evitar garrafas de vidro para garantir a paz e a tranquilidade, para que esse seja um carnaval seguro para todos os maranhenses e turistas que visitam o Maranhão”, sublinha Yuri Arruda.

 

“Mar de Gente” e Folia nos Bairros

 

Imagens aéreas comprovam a grandiosidade do primeiro dia de folia na Avenida Beira-Mar. Por lá, animaram o público Bloco GDAM, Bloco Os Apaixonados, Bicicleta do Samba, Soul Samba, Raiz Tribal e o Bicho Terra.  

 

“Nossa cultura é forte. Sem carnaval e sem o São João nós não somos nada. É como renascer de novo”, disse a técnica legislativa, Rozete, que brincou o pré-carnaval na Beira-Mar.    

 

Já nos bairros Cohatrac e Anjo da Guarda, o Carnaval Itinerante descentralizou a alegria, levando a festa mais popular do Brasil para dentro das comunidades.  

 

“A política do governo Carlos Brandão é assim: levar cultura e lazer aos diversos pontos de São Luís e do Maranhão”, afirmou o secretário Yuri Arruda.

 

A festa nos bairros agradou até mesmo maranhenses que há anos não brincavam carnaval no estado. Esse foi o caso do técnico em informática, Thiago Alves Ferreira. Ele nasceu no Maranhão, mas há mais de 25 anos morou no Rio de Janeiro. De volta à Ilha, ele exalta o carnaval maranhense, que veio com força total após dois anos de paralisação forçada, devido à pandemia de Covid-19.  

 

“Eu morei anos e anos no Rio de Janeiro, curtindo o carnaval do Rio. Acho que essa iniciativa do carnaval nos bairros extremamente excitante e linda, com uma energia maravilhosa. Tô achando maravilhoso, me divertindo, me sentindo seguro. Acho que tem tudo para ser um carnaval que vai marcar época”, opinou o folião, que curtiu o pré-carnaval no bairro do Cohatrac.  

 

Carnaval na Litorânea  

 

No domingo, um grande ‘arrastão da alegria’ agitou a extensão da Avenida Litorânea, com trios elétricos e os grupos Argumento, Samba de Reis, Vagabundos do Jegue, Groovaê e a cantora Fabrícia dando o tom da festa na orla.  

 

“Depois de dois anos de pandemia, sentir essa energia que só tem no Maranhão é inexplicável. Foi uma honra, um prazer incrível”, disse Danilo Baldez, percussionista do Samba de Reis, logo após a apresentação do grupo na Avenida Litorânea.  

 

O secretário Yuri Arruda lembra que esse é apenas o começo da temporada carnavalesca e muitas atrações ainda estão previstas, entre elas o bloco do cantor Silva e o baiano Igor Kannario, primeiras atrações nacionais confirmadas para o Carnaval do Maranhão 2023.   

 

“A festa nos bairros, na Beira-Mar e na Litorânea está apenas começando! Ainda teremos mais três finais de semana de folia em preparação para os cinco dias de carnaval, em fevereiro. Fique ligado na programação e aproveite!”, convoca o secretário Yuri.

 

Confira a programação do Pré-Carnaval do Maranhão 2023 para o próximo final de semana (27 a 29 de janeiro):    

 

 

27/01 (SEXTA-FEIRA)  

 

16h - Cortejo de Blocos Tradicionais: concentração na Praça Deodoro, percurso pela Rua Grande e encerramento no Centro Histórico.  

 

 

28/01 (SÁBADO)

 

Cidade Operária

 

16h - Jotha Junior

17h - Taty Estrela

18h - Resenha do Poder

19h - Erickson Andrade

20h30 - Groovae

22h - Fábio Alta Tensão  

 

Beira-Mar  

 

16h - Akomabu

17h - Príncipe de Roma

18h - Escola de Samba Marambaia

19h - Banda da Confraria

20h - Olival Júnior e Samba da Tamarineira

21h - Gil Lemos

22h - Máquina de Descascar’Alho  

 

 

29/01 (DOMINGO)

 

Litorânea

 

13h - Grupo Feijoada Completa

14h30 - Gargamel

16h - Jegue Folia

17h30 - Bicho Terra  

19h - Erickson Andrade